Só os autarcas poderão salvar o Algarve do petróleo !!!

petroleo
A questão da possível exploração de hidrocarbonetos e gás natural ao largo da costa do Algarve veio, infelizmente, mostrar a pouca vergonha que é a política portuguesa. Veio, e não vale a pena estarmos com rodeios, comprovar que, na maior parte das vezes, o poder político se verga ao poder económico, mesmo que, com isso, se vá contra os interesses das populações e se possa colocar em risco, inclusive, a sustentabilidade e o futuro das regiões.

Não há que usar falinhas mansas ou tentar tapar o sol com a peneira. E o debate que aconteceu, no dia 20 de setembro, em Olhão, tirou também as dúvidas de qual é a posição dos deputados algarvios na Assembleia da República. Algarvios, como quem diz, alguns são, de facto, nascidos e criados no Algarve, outros foram eleitos pelo Círculo Eleitoral de Faro não se sabe muito bem porquê, se calhar por terem uma casa de férias nalguma zona chique da região, ou por terem um tetravô algarvio lá perdido nos confins da sua árvore genológica.

É muito bonito todos dizerem que, em termos pessoais, são contra a exploração de petróleo no Algarve mas, depois, quando a matéria está a ser votada na Assembleia da República, agem em consonância com o seu partido. Então, foram eleitos para defender os interesses da sua região e dos seus concidadãos, ou foram eleitos para serem paus-mandados das estruturas nacionais dos seus partidos? Pior do que isso, tentam jogar areia para os olhos das pessoas, com termos técnicos, rodriguinhos descarados, que os contratos apenas dizem isto ou aquilo, que o decreto-lei não sei das quantas prevê apenas isto ou aquilo, que a Procuradoria-Geral da República têm esta ou aquela opinião sobre a matéria. Que há que aproveitar a ocasião para saber que recursos naturais temos debaixo do solo, ou ao largo da costa, e depois mandamos as empresas petrolíferas dar uma volta sem extraírem um único barril de petróleo.

Os partidos, como também já ficou claro para todos, não se opõem à exploração de petróleo no Algarve. O PSD e o CDS porque foram eles que, enquanto estiveram no poder, concederam os contratos de exploração. O PS, BE e CDU porque estão todos metidos no atual governo e António Costa já disse várias vezes que os contratos são legais e para cumprir. Mesmo que se destrua um estilo de vida saudável e um modelo económico de sucesso a troca de meia dúzia de tostões. Não fazendo contas aos milhões que deixam de receber do Algarve quando o turismo for pelo cano abaixo. Já que não se preocupam com a qualidade de vida dos algarvios, ao menos que pensem no dinheiro que deixam de receber em impostos, taxas e licenças.

O referido debate deu igualmente para perceber a confusão que norteia, neste momento, os vários movimentos sociais e plataformas de cidadãos que se opõem à exploração de petróleo no Algarve. Homens e mulheres, portugueses ou estrangeiros, que foram fundamentais nesta luta. Sem eles, provavelmente ninguém saberia o que se estava a decidir e assinar nos gabinetes de Lisboa e a população só se aperceberia do problema quando as plataformas petrolíferas estivessem instaladas e a trabalhar a todo o gás.

Infelizmente, como em tudo na vida, não há paz que dure para sempre e começaram a aparecer mais movimentos e plataformas do que seria necessário, com pessoas a saírem das estruturas iniciais para criarem as suas próprias, por vezes assumindo posições demasiado radicais e que não levam a lado nenhum; noutras situações, adotando um discurso que acaba por prejudicar os interesses da região. Porque a posição do movimento «X» não representa a totalidade das opiniões dos algarvios, porque a plataforma «Y» é mais ativa do que as outras, porque os elementos «Z» é que deviam ser convidados para este ou aquele debate.

Lá diz o ditado popular «A união faz a força» e não é isso que se está a assistir atualmente no seio destes movimentos e plataformas que, como já referi, continuam a ser fundamentais neste processo, pelas campanhas de sensibilização que desenvolvem junto das populações, pelo incómodo que causam aos governantes sempre que se deslocam ao Algarve em visitas oficiais, por mostrarem que os algarvios não estão de acordo com a exploração de petróleo à porta das suas casas. Mas posições radicais ou discursos sem nexo poderão deitar por terra todo esse esforço.

No meio disto tudo estão os nossos autarcas, os nossos 16 presidentes de câmara, que a uma só voz dizem «Não!» à exploração de petróleo no Algarve e que não se deixam levar pelos interesses dos seus partidos quando estes colocam em causa os interesses dos seus munícipes. Autarcas que simplificaram as coisas e se concentraram na única questão que realmente interessa: “Queremos exploração de petróleo no Algarve? Claro que não”, e o resto é conversa. Anulem-se os contratos já assinados, escrevam-se leis mais rigorosas e transparentes sobre esta matéria, coloque-se a decisão nas mãos do povo. Uma posição firme que vai sair caro àqueles que tiverem ambições de, daqui a alguns anos, serem deputados, secretários de estado ou diretores regionais disto ou daquilo, mas eles não estão preocupados com isso. E ainda bem, pois desconfio que serão os únicos que poderão evitar a exploração de petróleo neste pequeno paraíso em que vivemos e que tanto agrada a milhões de turistas.

Daniel Pina

Anúncios

Uma opinião sobre “Só os autarcas poderão salvar o Algarve do petróleo !!!

  1. Este titulo é estranho…
    Os movimentos sociais estão unidos, unidos na diversidade e na certeza do que não querem, a in loco e a ILC de” Alteração”inventada para aquele dia é que não integra obviamente a ideia una dos movimentos sociais.
    Abraço por 1 Algarve livre de gás e petróleo e por soluções limpas para o nosso Planeta. Urge!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s