Orgulhosamente sportinguista, mesmo quando não ganhamos nada…

Se não me falha a memória, sou sportinguista desde os meus cinco ou seis anos de idade, muito por força do hóspede da minha avó, o Sr. Zé, que era sócio ferrenho e me levava sempre ao antigo Estádio José Alvalade. Curiosamente, quando atingi a idade em que já pagava bilhete, os convites diminuíram, mas isso também não vem ao caso. Certo é que nunca me cheguei a tornar sócio (o dinheiro não dava para esses luxos) e só regressei ao estádio por altura da faculdade, puxado pelos meus camaradas de armas Bruno e Renato, mas as idas nunca foram muito regulares e, no novo Alvalade XXI, nunca meti os pés.

Isso não me impede de continuar a torcer pelo clube do leão, que uns anos tem as garras mais afiadas do que outros. Seja como for, os sportinguistas nunca escondem a sua filiação desportiva, não somos daqueles que só são do clube quando ele está a ganhar. Dirão as más-línguas que é por estarmos habituados a perder e nunca nos livramos da conversa dos mais de 18 anos sem ganharmos o campeonato. Entretanto, o Augusto Inácio lá conseguiu interromper o famigerado ciclo em 1999/2000, mas voltámos logo à secura, outra vez a caminho dos 18 anos sem sermos campeões.

A verdade é que sempre fomos um clube aflito de dinheiro e nas mãos dos bancos, não tivemos malandrice para comprar árbitros na surdina por anos a fio, demorámos a aderir a essa coisa dos fundos de jogadores, que nunca ninguém sabe muito bem de onde vem o dinheiro e de quem são, afinal, os passes dos atletas, mas, quando o fizemos, deu logo em barraca. Os presidentes também nunca ajudaram muito e ainda estamos para ver o que dirá a história futura do Bruno Carvalho.

Com aquele seu feitio, não deu muito tempo ao Leonardo Jardim e ao Marco Silva para trabalharem e bem vemos o que os dois treinadores portugueses têm feito no estrangeiro, o primeiro em França, o segundo na Grécia e em Inglaterra. Entretanto, foi «roubar» o Jorge Jesus ao arquirrival da Segunda Circular e quase que fomos campeões no ano de estreia, mas depois tivemos uma época para esquecer. Gastou-se uma pipa de massa a comprar jogadores para melhorar o plantel e o único tiro certeiro foi o Bas Dost, que se arrisca a ser o melhor goleador da Europa.

O resto foi praticamente tudo para esquecer mas, pelo menos, Bruno Carvalho pode dizer que equilibrou as contas do clube, para o qual contribuiram as vendas milionárias do Slimani e do João Mário. Logo o Sporting que estava habituado a vender atletas por tuta e meia, ao contrário do Benfica e Porto. O certo é que, após a estratégia da compra a granel de jogadores ter saído furada, voltou-se a olhar para a Academia de Alcochete e o que não faltam são diamantes em bruto para lapidar, e outros já em condições de ser craques na equipa principal, seguindo as pisadas do colega Gelson Martins.

Vem toda esta conversa a propósito, claro, do dérbi desta noite, que não vai servir de grande coisa ao Sporting, apenas confirmar o terceiro lugar e a ida à pré-eliminatória da Liga dos Campeões, mas que pode complicar muito as contas ao Benfica e, quiçá, dar o campeonato ao Porto. Por isso, os ânimos estão ao rubro, mas ninguém nos tira a nossa história. O Benfica tem o Eusébio, o Torres e os Águas. Nós temos os Cinco Violinos, o Jordão, o Manuel Fernandes, o Figo, o Cristiano Ronaldo, até o Simão Sabrosa, o cigano Quaresma e o Nani. O Porto teve o Fernando Gomes, o Vítor Baia e quem mais? O Pinto da Costa, claro, que garantiu mais campeonatos que todos os craques de Lisboa juntos. Mas basta de conversa, vamos lá preparar as unhas para roer depois do jantar, que esta noite há dérbi…

Daniel Pina

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s