Costa e Carreira foram reis do marisco

costa2

O Festival do Marisco de Olhão inaugurou esta quinta-feira, mas os frutos da Ria Formosa quase que foram eclipsados pelo Primeiro-Ministro António Costa e pelo cantor Tony Carreira. Ainda as portas do recinto, localizado no Jardim Pescador Olhanense, não tinham aberto e já eram longas as filas de pessoas com vontade de entrar, muitas delas emigrantes em França, desejosas de ouvir os sucessos de um dos mais populares cantores românticos deste cantinho à beira-mar plantado.

Entretanto, lá para os lados da Câmara Municipal, também se iam juntando algumas pessoas, não para ouvir as cantigas de Tony Carreira, mas para dizer de suas verdades a António Costa, cuja chegada estava programada para os Paços do Concelho. Uns empunhavam firmemente cartazes de cartão com palavras de ordem contra as restrições da apanha de bivalves e contra as demolições de casas nas Ilhas Barreiras. Curiosamente, disse quem vive no concelho há largos anos, nenhuma dessas pessoas residia nas Ilhas Barreiras, mas enfim… Outros, mais profissionais na matéria, até porque tinham pelas costas a malta do Bloco de Esquerda, protestavam contra as Portagens na Via do Infante, com faixas mais vistosas, até um megafone traziam para fazerem ouvir as suas queixas alto e bom som.

Posicionados em frente à câmara municipal, posaram para as fotos dos jornalistas da imprensa regional mas, sobretudo, para as fotos que eles próprios tiravam uns aos outros. Depois, é só uma questão de escrever um texto todo bonitinho, com as reivindicações da moda e as acusações da praxe, e publicar tudo no Facebook, para mostrar que cumpriram com a sua missão. Na hora da verdade, não houve grandes protestos, porque estava muito calor para correrias e gritarias, e o mais importante estava feito, ou seja, tirar umas fotos todos alinhadinhos e despejar tudo nas redes sociais, porque assim são as manifestações dos tempos modernos.

costa1

Diga-se de passagem que o próprio Primeiro-Ministro fintou toda a gente, os protestantes facebookianos, os jornalistas, os autarcas, os secretários de estado, os deputados, que o aguardavam pacientemente junto à Câmara Municipal. A arruada começou, sim, junto aos Mercados Municipais, com António Costa à frente de uma comitiva que incluía a Ministra do Mar e o Ministro-Adjunto, os dois Secretários de Estado algarvios – Pescas e Florestas – os autarcas socialistas da região, os nossos representantes na Assembleia da República, ninguém faltou do partido rosa. É a maravilha dos períodos eleitorais, toda a gente quer ser vista ao lado de quem está no poder, excetuando aqueles que, entretanto, decidiram mudar de partido para também puderem ir a votos, causando, assim, alguns embaraços protocolares.

Mas o ambiente era de festa e ninguém se preocupa em demasia com esses pormenores. Quem critica o governo por isto e por aquilo, ao ver o Primeiro-Ministro a poucos metros de distância, logo se desmancha em sorrisos e beijinhos e pede para tirar uma selfie com o governante. António Costa, que tinha estado reunido durante a tarde, em Tavira, com o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, vestiu o fato de político popularucho e posou para as fotos, deu beijinhos às crianças e, no final da procissão, lá arranjou tempo para comer o marisco da Ria Formosa. E foi isso mesmo que disse aos jornalistas, estava ali para comer marisco, não para responder a perguntar incómodas sobre a Carris e demais temas quentes da atualidade.

Umas horas depois, entrou em cena o outro protagonista da noite, Tony Carreira, já as fãs que enchiam por completo o recinto em frente ao palco estavam doidas de ansiedade. E assim se passou um típico final de tarde do Verão algarvio, com política, música e petiscos à mistura. Sobre os problemas sérios do dia-a-dia, logo se fala em setembro.

Daniel Pina

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s